Você sabe porque se pedem doces no dia das bruxas?

83

Você sabe porque se pedem doces no dia das bruxas? Conheça a história do bolo das Almas ou bolo da Morte.

Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se: “Rélouween”.) Esse dia é uma celebração que acontecer em vários países no em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. Ela começa com a vigília de três dias do Allhallowtide, o tempo do ano litúrgico dedicado a lembrar os mortos, incluindo santos (hallows), mártires e todos os fiéis falecidos.

dia-das-bruxas-1

Acredita-se que muitas das tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, e que esta festividade gaélica foi cristianizada pela Igreja primitiva. O Samhain e outras festas também podem ter tido raízes pagãs. Alguns, no entanto, apoiam a visão de que o Halloween começou independentemente do Samhain e tem raízes cristãs.

dia-das-bruxas-2

Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas a fantasia, praticar “doce ou travessura“, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.

Mundo a fora a festa pagam, ganhou fama e tornou-se mais uma comemoração de cunho comercial do que religiosa.

Você sabe porque se pedem doces no dia das bruxas?

Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling (de “soul”, alma), em que crianças iam pedindo pelas portas um bolo, o “bolo das almas”, em troca do qual fazia uma oração pelos familiares falecidos de quem lhes dava o bolo. Essa tradição poderá ter evoluído para a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, “doce ou travessura”), que teve possivelmente origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700).

porque se pedem doces no dia das bruxas
porque se pedem doces no dia das bruxas

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
Kleber Pereira

Cara simples, que vive a vida dia após dia aprendendo tudo o que pode sobre todas as coisas possíveis! Curiosidades são uma das minhas maiores paixões, junto com meu filho e pudim de leite.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA