Esculturas de madeira em miniatura do século XVI

27

Veja as incríveis esculturas de madeira em miniatura do século XVI. Com uma riqueza impressionante de detalhes e com muitos mistérios a obra perdura até hoje.

Existe um número muito reduzido de exemplares conhecidos destas relíquias religiosas do século 16, apenas 135 ao todo. Acredita-se que o espaço de tempo quando eram produzidas resuma-se a um breve período de apenas trinta anos; mais especificadamente entre 1500 e 1530, em algum lugar nos Flandres (parte do atual território da Bélgica) ou nos Países Baixos.

São retábulos, rosários e contas de oração feitos de pequenos pedaços cúbicos de madeira nos quais estruturas e figuras decorativas minuciosas foram esculpidas e acrescidas de micro detalhes menores que um grão de arroz. Pesquisadores e curadores da Small Wonders: Gothic Boxwood Miniatures — uma exposição da Art Gallery of Ontario (AGO) –, em colaboração com o Metropolitan Museum of Art, têm descoberto novos entendimentos sobre os materiais e temáticas empregados nestas relíquias por meio de micro tomografia computadorizada e programas avançados de análise 3D.

esculturas em madeira miniatura

O rosário de onze contas– Chatsworth Rosary (1509-1526) — já pertenceu ao rei Henrique VIII de Inglaterra e sua ex-esposa Catarina de Aragão.

Fonte: The History Blog / YouTube)

Comentários

comentários

COMPARTILHAR
Kleber Pereira

Cara simples, que vive a vida dia após dia aprendendo tudo o que pode sobre todas as coisas possíveis! Curiosidades são uma das minhas maiores paixões, junto com meu filho e pudim de leite.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA